O nome parece estranho, quase ficção científica … mas esta nova área da Medicina pode te ajudar e muito !!!
Nem todo mundo sabe, mas a origem de muitos cânceres poder ter relação nossos genes, nosso DNA.
Nosso material genético, nossos genes, veem metade de nossos pais e metade de nossas mães – e eles tem grande influência sobre nós ! São eles os responsáveis por grande parte das nossas características : cor de pele, cabelos e olhos; mas também pela nossa tendência em desenvolver determinadas doenças e acreditem até por traços da nossa personalidade!
O que muitos não sabem é que existem alguns genes muito especiais – conhecidos como genes supressores tumorais que tem um papel muito importante : eles funcionam como guardiões do nosso DNA.
Nossa células se renovam constantemente e este processo deve ser feito de maneira perfeita .. sem erros. Estes genes são responsáveis por checar, ao final do processo de renovação celular, se a cópia do nosso DNA foi feita de maneira perfeita – caso negativo, eles corrigem os erros ou eliminam a célula com defeito.
Assim, se nascemos com alguns destes genes, funcionando de maneira parcial, podemos ter uma maior chance de desenvolver um câncer do que a população em geral.
Felizmente hoje já é possível através de exames realizados no sangue ou saliva, identificar estas pessoas, e assim traçar um plano de prevenção intensivo, evitando assim uma parte dos casos de câncer que conhecemos.
Entretanto, a imensa maioria das pessoas que deveria passar por esta avaliação é identificada, nos Estados Unidos estima-se que menos de 20 % dos pacientes com indicação são avaliados, no Brasil isto é ainda pior.
Por isso, é muito importante que médicos e pacientes, estejam atentos as principais pistas que sugerem câncer hereditário – idade jovem e muitos casos na família; e procurem sempre que possível um especialista na área.
Dra. Ana Carolina R. C. Gouvea
Oncologista Clínica – USP – CRM SP: 125.762
Atuação em oncogenética e onco-mastologia