Câncer de Mama: como prevenir e tratar?

cancer-de-mama-como-fazer-o-autoexame06-4-thumb-570.jpg?fit=570%2C356

O Câncer de Mama ainda assusta muita gente! E não sem motivo: esta doença acomete anualmente cerca de 60.000 mulheres no Brasil, sendo o câncer mais comum entre elas! A boa notícia é que cada vez mais mulheres saem curadas desta batalha, em especial pelo maior número de casos diagnosticados precocemente pela mamografia, e pelas melhorias nos tratamentos. Saiba neste artigo como prevenir o câncer de mama e como tratar!

O que poucas pessoas sabem é que a Mamografia, apesar de ser uma estratégia eficaz para descoberta de tumores iniciais, com altas chances de cura – chegando a mais de 98 % em alguns casos, não é uma arma que previne o câncer. Quando falamos em prevenir, devemos pensar em estratégias que evitem o aparecimento dos tumores – e o melhor é que elas existem e estão à disposição de todos! Existem medidas simples que podem evitar até 30% dos casos. Estudos recentes demonstram que controle de peso, 3-5h de atividade física semanais e não fumar tem grande impacto na redução destes tumores.

Além disso, outra importante estratégia de prevenção é o Aconselhamento Genético. Cerca de 10-15% dos casos de câncer de mama tem relação com fatores hereditários, e para estes as medidas tradicionais como mamografia podem ser insuficientes, pelo alto risco de desenvolvimento de câncer, que pode chegar até 80% ao longo da vida. Porém, felizmente hoje contamos com testes genéticos que podem identificar estas pessoas e medidas que podem reduzir este risco a menos de 5%. Assim se você teve câncer de mama com menos de 40 anos, ou se tem casos na família de câncer de mama, ovário, próstata e pâncreas, talvez seja uma boa candidata para uma avaliação Oncogenética.

                No entanto, infelizmente nem todos os casos podem ser evitados, mas podem sempre ser tratados! Saiba que atualmente as armas para tratar o câncer de mama são muitas, aumentando muito as chances de cura: além das conhecidas cirurgia, radioterapia e quimioterapia contamos com hormonioterapia, imunoterapia e drogas-alvo. Portanto, se você, algum amigo ou familiar estiver passando por este momento, procure um centro de tratamento que esteja familiarizado com todas estas técnicas e que de preferência trabalhe em equipe multidisciplinar – é fundamental para o sucesso do tratamento que oncologistas, mastologistas, radioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos trabalhem juntos!

                E por fim, sabemos hoje que algumas terapias complementares podem sim ajudar o paciente neste momento – esta área da Medicina conhecida como Medicina Integrativa, busca integrar ao tratamento convencional práticas que melhorem os resultados e aliviem os sintomas e efeitos colaterais! Algumas destas práticas são Yoga, meditação e acupuntura por exemplo. É importante porem que sejam orientadas por um profissional capacitado, de forma a não atrapalhar o seu tratamento oncológico!

Assim, saiba que podemos prevenir o câncer de mama com medidas simples como atividade física e alimentação saudável; que para alguns casos pode ser necessária uma avaliação genética; que a Mamografia continua sendo uma arma segura e indispensável de rastreamento, que os avanços do tratamento permitem hoje que muitos casos sejam curados!

Por isso procure ter uma vida saudável, fazer sua mamografia anual após os 40 anos, procurar um médico mastologista se sentir um nódulo na mama; e caso diagnostique um câncer, não se desespere – procure um centro de oncologia capacitado para tratá-la com máxima eficiência e cuidado!

Dra. Ana Carolina de Gouvêa

Oncologista e Oncogeneticista pela Faculdade de Medicina da USP

Coordenadora do Núcleo de Câncer de Mama do COE/INCON

coe-123

O COE oferece avançado tratamento oncológico em São José dos Campos, com equipe interdisciplinar especializada, aliada a instalações agradáveis, amplas e seguras. O Centro de Oncologia Especializada é norteado pelo modelo de gestão C.A.R.I.N.H.O, que é baseado em ciência, eficiência e humanização.


Siga nossas Redes Sociais!

Coe-Oncologia 2020 © Todos os Direitos reservados Responsável Técnica: Dra. Ana Carolina R. C. Gouvêa – CRM SP: 125.762 Esse site segue as normas do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina.