Núcleo de
Oncogenética


Oncogenética é uma área da medicina responsável por avaliar as pessoas que, devido a alterações genéticas herdadas desde o nascimento, apresentam maior risco para o desenvolvimento de tumores.

Sabe-se que cerca de 15% de todos os casos de câncer pode estar associados a essas alterações, e identificar estes indivíduos é muito importante para instituir medidas de prevenção eficazes.

De que forma a oncogenética pode ajudar na prevenção do Câncer ?

Os indivíduos com síndrome hereditária de predisposição ao câncer correm um risco muito maior de desenvolver tumores ao longo da vida do que a população em geral, chegando a 90% em alguns casos. Além disso, essas pessoas também podem desenvolver câncer em idade jovem. Para essas pessoas, os exames preventivos de rotina podem ser insuficientes e medidas mais intensivas, como as aplicadas pela oncogenética, que vão desde exames mais frequentes ate procedimentos cirúrgicos podem ser indicados e beneficiarem o tratamento da doença.

Quem deve ser avaliado?

O ideaI é que a avaliação comece pelo familiar que teve câncer e então outros membros da família, como pacientes com tumores em idade jovem podem se beneficiar de avaliação, tendo a sua avaliação comparada com aquela do familiar que desenvolveu um câncer. Além disto, que possuam vários casos de câncer na família ou tumores mais raros No entanto, esta avaliação pode ser feita inclusive em pessoas que não tiveram tumores, mas que tem muitos casos na família.

Como são feitos os testes?
Os teste genéticos podem ser feitos em uma amostra de sangue ou saliva e irão pesquisar alterações (mutações) em alguns genes específicos, relacionados com risco para desenvolver câncer.





coe-123

O COE oferece avançado tratamento oncológico em São José dos Campos, com equipe interdisciplinar especializada, aliada a instalações agradáveis, amplas e seguras. O Centro de Oncologia Especializada é norteado pelo modelo de gestão C.A.R.I.N.H.O, que é baseado em ciência, eficiência e humanização.


Siga nossas Redes Sociais!

Coe-Oncologia 2018 - Todos os Direitos são reservados.